sexta-feira, maio 11, 2012

Conclusão


Conclusão


      Após diversas pesquisas concluímos que a educação no transito é um assunto muito polemico e instigante. Pois muitas pessoas viram vítimas enquanto outras viram algozes.
     Toda a sociedade deve se mobilizar para, mudar estas estatísticas drásticas que constantemente vemos nas grandes mídias.
      Percebe-se a necessidade da formação contínua com o tema trânsito através da realização de projetos dentro dos ambientes educativos que contribuam na construção de um Trânsito consciente e seguro para todos.
     A educação é um dos meios de educar para o trânsito e para a vida, possibilitando a construção de gerações de futuros condutores de veículos e pedestres mais conscientes e responsáveis por sua cidadania e do valor da Vida Humana.
    Entretanto, é necessário um trabalho coletivo, com a participação de toda a sociedade, para que possamos obter expressivos resultados com a construção de um trânsito mais seguro, humano e solidário e consequentemente vislumbrar uma sociedade melhor para se viver.
    Educação é um processo que engloba ensinar e aprender. O processo educacional consiste em criar e transmitir conhecimento. A educação tem nos seus objetivos fundamentais a passagem da cultura de geração para geração.
     A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida.
A educação para o trânsito, por sua vez, constitui um conjunto de conhecimentos, técnicas e métodos que leva à compreensão de procedimentos que envolvem todo o processo de circulação, locomoção e deslocamentos nas vias públicas.
 O sistema de circulação nas vias públicas é amplo e abrange a circulação de pessoas e veículos em uma grande cidade, a circulação de pessoas, automóveis e caminhões nas áreas rurais, o deslocamento de pais e de alunos entre a casa e a escola, a circulação de pessoas pelas calçadas e outras formas que os deslocamentos de pessoas e de produtos assumem.
  O grupo Vidas em Mão Dupla, adoramos discutir, pesquisar e fazer este blog, que foi feito com muito carinho e que irá continuar existindo após o fim do 4º seminário de práticas Educativas.
   Agradecemos a paciência da nossa Tutora Helena e a grande contribuição da Tutora Kátia,para podermos começar nosso Fórum com as questões certas.
   Mas conseguimos superar nossa falta de tempo e conseguimos criar um blog com muito carinho para todos acessarem e participarem dando suas contribuições.
    Um grande abraço da Equipe Vidas em Mão Dupla, Daniela, Elisangela, Marcela e Cristiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário